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6 vantagens de ser uma franquia

  • 25/10/2019

Franquia é uma estratégia de negócio, no qual as empresas, chamadas de franqueadoras, cedem o direito de uso, a tecnologia e todo o seu conhecimento de como fazer, para que os franqueados, aqueles que investem, possam desenvolver a atividade da marca.

Em alguns casos a franqueadora oferece um modelo já testado por anos no mercado, tornando-se consolidada pela atuação direta no seguimento. Em outros casos, a franqueadora pode oferecer um protótipo que acabaram de criar e utilizam o investimento dos franqueados para aplicação e desenvolvimento do negócio.

É muito importante prestar atenção nesse detalhe antes de assinar o contrato, pois a experiência de empresas consolidadas é sempre mais segura do que apostar em um modelo não validado.

Existem também os modelos internacionais em formato de master franquias, no qual a metodologia foi testada e certificada em outros países. Neste formato, é necessário verificar a tropicalização do modelo para evitar experiências desagradáveis, pois nem tudo que funciona lá fora, funcionará aqui no Brasil. 

A franquia é um dos principais pilares da economia mundial, difundindo serviços do mundo globalizado e gerando inúmeros empregos.

No Brasil, a abertura de franquias cresceu 127% nos últimos dez. Já são mais de 150 mil unidades e cerca de 2.800 franqueadoras atuantes no país, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Em 2018, o setor de franquias faturou R$ 174,843 bilhões de reais, mas para este ano a ABF prevê um aumento de 7% nesse valor.


Marca consolidada

Comece grande com uma marca de credibilidade e conhecida pelo público. Além do reconhecimento no mercado, ao fazer parte da rede de franquias, você também ganha setores como marketing, tecnologia e financeiros especializados e disponíveis para te atender.


Know How de Sucesso

Esse conhecimento especializado garante que o franqueado comece na frente daqueles que investem em um negócio do zero, te dando certa garantia maior de sucesso.

Know How” é um termo para o conjunto de conhecimentos práticos adquiridos, pela empresa ou pelo profissional, e que acarreta em vantagens competitivas no mercado.


Risco de fracasso é pequeno

Franquia é o método mais seguro de empreender. O uso de técnicas aprimoradas dá a experiência e maturidade que só um negócio com anos de experiência pode oferecer.

De acordo com o Sebrae, a cada 100 franquias abertas, somente 5 fecham as portas no período de dois anos. Essa taxa sobe para 23 a cada 100 empresas recém-abertas, no mesmo período.


Apoio constante e treinamento

Você nunca estará sozinho. Desde o treinamento inicial de administração do negócio até o apoio em decisões futuras, as franquias disponibilizam todo o suporte e treinamento necessário para os novos empresários.

O treinamento também é oferecido para os funcionários que trabalharão na nova unidade, para que todos tenham o conhecimento específico para trabalhar com os programas da rede e para seguir a cultura da empresa.


Redução de custos

Os custos para uma rede são menores. Por participar de uma franquia com dezenas de unidades, a marca tem poder para negociar preços mais baixos com os fornecedores, já que as compras serão cada vez maiores.

Os franqueados têm acesso ao conjunto de departamentos já presentes na marca, reduzindo por exemplo o custo de manutenção das redes sociais e da informática. Além da economia, esse processo da liberdade para o empresário investir seu tempo em outras atividades da gestão.


Você não começa do zero

Abrindo uma unidade franqueada você reduz as ideias não consolidadas e se apropria do necessário para começar o desafio de empreender.

Não se engane: contratar um arquiteto e uma excelente agência de publicidade pode trazer todo o risco desnecessário, podendo causar a falta do capital de giro para você desenvolver a atividade sendo assertivo em todas as etapas do processo, desde a implementação até o início do ponto de equilíbrio do tão sonhado empreendimento próprio.

Mesmo com a cobrança de taxas e os royalties, abrir uma franquia já conceituada é mais barato que começar o seu negócio do zero, pois isso envolve um investimento muito alto, um período de testes que varia em cada caso e um tempo maior de retorno do valor aplicado. 



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